14 de abril de 2016

A Bíblia teria sido escrita antes do que pensávamos

Mesmo quem não tem religião conhece a influência gritante que a Bíblia exerce na sociedade ocidental há pelo menos três mil anos. Agora, uma pesquisa publicada no periódico Proceedings of the National Academies of Sciences promete mudar o que sabíamos sobre o texto sagrado do Cristianismo.

Um time de pesquisadores, formado por matemáticos e arqueólogos, está usando inteligência artificial para criar uma estimativa de quantas pessoas poderiam ler e escrever durante certos períodos da Antiguidade. Conduzido pela matemática Shira Faigenbaum-Golovin, da Universidade de Tel Aviv, o grupo desenvolveu novas técnicas de processamento de imagens e reconhecimento de caligrafia. A tecnologia foi utilizada para investigar dezesseis inscrições que foram encontradas em um forte em Arad, próximo ao Mar Morto.

Datadas de 600 a.C., as inscrições detalham alguns comandos militares comuns e pedidos de suprimentos. Foram escritos em um tipo de cerâmica chamada ostraca durante o período do Primeiro Templo, 24 anos antes do Reino de Jerusalém ser conquistado pelo reinado babilônico. Até aí, tudo bem: a maioria dos pesquisadores concorda que os textos mais antigos são dessa época, representando uma pequena elite que estaria lendo e escrevendo nesse período. Mas até onde essa limitação se aplica?

Para tirar a dúvida, os pesquisadores recuperaram as inscrições usando os processadores de imagem e utilizando a ferramenta de reconhecimento de caligrafia para determinar quantas pessoas realmente escreveram na cerâmica. A análise revelou pelo menos dezesseis autores diferentes na ostraca. Ao examinar o conteúdo do texto, os pesquisadores identificaram todas as posições militares de comando. Arie Shaus, uma das matemáticas da pesquisa, explica: "Até os comandantes de nível mais baixo podiam se comunicar por meio da escrita. Foi uma descoberta bastante surpreendente".

Logo, se até os militares de patente mais baixa conseguiam ler e escrever por volta dos anos 600 a.C., é possível entender que a "proliferação da literatura" já havia ocorrido muito antes, e que isso traz implicações para quando os primeiros livros da Bíblia foram escritos. Já que os escritos mais antigos representavam as ideologias políticas e teológicas dos autores, pondera Israel Finkelstein, "faz sentido pensar que pelo menos os literatos poderiam lê-los. Se um grande número de pessoas pudesse ler o texto, seria mais fácil distribuir essas ideias para a população".

Isso pode empurrar a origem dos primeiros textos bíblicos pelo menos duzentos anos para o passado. Mas para chegar mais perto de respostas mais concretas, os pesquisadores estão trabalhando no desenvolvimento de mais ferramentas que possam esmiuçar o quanto puderem de textos antigos. Com mais evidências, talvez seja possível descobrir realmente quando os textos foram originados.

Fontes: 01 e 02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário