25 de janeiro de 2016

Convite para minicurso

O Laboratório de Estudos Antigos e Medievais convida a todos para o minicurso de Talles Henrique Pichinelli Maffei, um de seus integrantes. Talles, mestrando do Programa de Pós-Graduação em História, apresentará, no próximo dia 30, a primeira atividade do Laboratório em 2016, sob o título de “O pensamento econômico medieval e a obra de Nicolás de Oresme”.

A obra de Nicolás de Oresme intitulada “Pequeno tratado da primeira invenção das moedas”, escrita entre 1355 e 1358, é considerada um marco do chamado “pensamento econômico medieval”. Foi descrita por alguns historiadores como o primeiro tratado medieval exclusivamente dedicado a assuntos econômicos, enquanto outros o consideram um importante precedente do que viria a posteriori ser concebido como a Lei de Gresham.

O autor viveu em um contexto marcado pela instabilidade política, animosidades e guerras, e, sobretudo, pelas manipulações monetárias às quais as monarquias europeias, especialmente a francesa, praticavam como forma de aumentar a arrecadação. Este conturbado contexto representa o fim de um ciclo de vultoso crescimento econômico iniciado em meados do século X, reconhecido por alguns historiadores pelo conceito de Revolução Comercial da Idade Média.

O dinheiro assumiu durante este processo uma importância sem precedentes, havendo então a necessidade de legitimação perante os princípios cristãos, uma vez que a Igreja era porta voz, por excelência, de tais princípios – nas palavras de Le Goff, aquela que inspira e dirige. As ricas discussões do pensamento econômico medieval emergem de tal conjuntura, das quais podem ser extraídas as bases que serviriam posteriormente para o nascimento da Economia enquanto ciência.

Mais detalhes sobre o minicurso podem ser encontrados abaixo, no cartaz de divulgação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário