17 de setembro de 2015

Tempestade derruba árvore e esqueleto medieval é encontrado em suas raízes

Os habitantes de Collooney – uma pequena cidade na Irlanda – fizeram uma descoberta chocante após uma violenta tempestade atingir a região. Na ocasião, uma faia de duzentos anos de idade foi derrubada com a força do vento, revelando o que pode ser a cena de um crime medieval.

Ainda que não seja incomum que tempestades derrubem árvores, não é todo dia que se encontra um esqueleto pendurado nas raízes delas. Em uma reviravolta bizarra, apenas a parte superior do esqueleto estava presa às raízes da faia, sendo que a parte inferior continuava enterrada em uma sepultura improvisada, no solo logo abaixo.

Estudos preliminares indicam que os ossos têm cerca de mil anos de idade, e pertenciam a um homem que tinha entre 17 e 25 anos de idade à ocasião do suposto assassinato. Presume-se que o jovem tenha sofrido uma morte extremamente violenta, já que sua ossada mostra sinais de diversos ferimentos causados ​​por objetos afiados, como facas ou espadas. Análises de radiocarbono demonstram que seu corpo foi enterrado nessa cova rasa em algum momento entre os anos de 1030 e 1200 d.C.

Por enquanto, não está claro se o homem morreu durante uma batalha medieval, um latrocínio ou em algum tipo de acerto de contas. A arqueóloga Marion Dowd disse, em entrevista ao site Irish Archeology, que “não há outros túmulos conhecidos na região, mas registros históricos apontam possíveis cemitérios e igrejas a alguns quilômetros da queda da árvore”.

Os pesquisadores envolvidos garantiram uma análise mais aprofundada do caso.

Fontes: 01, 02 e 03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário