4 de maio de 2015

Descobertos túmulos da Antiguidade egípcia com murais assombrosos

Arqueólogos no Egito anunciaram a descoberta de dois túmulos antigos, lindamente decorados, nos arredores da cidade histórica de Luxor. Escavados em março no sítio arqueológico de Sheikh Abd el-Qurna (“Túmulos dos Nobres”), os sepulcros datariam da 18ª dinastia do Império Novo egípcio (1543-1292 a.C.), segundo o comunicado recentemente divulgado pelo Centro Americano de Pesquisas no Egito.

Ambos estão recobertos de hieróglifos e murais coloridos pintados sobre o gesto. Os murais retratam os prováveis donos dos túmulos, que os pesquisadores acreditam ser pai e filho.

O primeiro túmulo, descoberto no início de março, pertenceria a um guardião do deus egípcio Amun, chamado Rabiu, e sua esposa, Satamen. O segundo túmulo, encontrado uma semana depois, pertenceria a Sa-mut, filho primogênito de Rabiu e Satamen, e sua esposa, chamada Ta-Khaeet.


Os sepulcros também contêm destroços e evidências de vandalismo e saques cometidos ao longo de muitos séculos, de acordo com o comunicado.  Ainda segundo a pesquisa, as câmaras dividem um pátio com o túmulo do antigo general Djehuty, especialmente encomendado por um portador do cálice real em honra aos faraós Hatshepshut e Tutmósis III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário