12 de dezembro de 2014

Mosaico do século II é descoberto ao norte da Grécia

Trabalhar com Arqueologia é lidar com a possibilidade de surpresas, o que, em muitos casos, pode render descobertas absolutamente fantásticas. Este foi o caso dos arqueólogos que, escavando ao norte da Grécia, encontraram partes de antigos lavatórios romanos no Plotinópolis, Didymoteicho. Suas pinturas formam mosaicos que não deixam nada a desejar em relação a artes contemporâneas.

As peças, absolutamente coloridas, retratam temas aquáticos e incluem a representação de centauros marinhos, golfinhos e cavalos-marinhos. As partes recém-descobertas do mosaico, que representam 90 m² de um total previsto de 140 m², são feitas de vidro e cercadas por gavinhas e folhas de hera - sinais de honra ao deus grego Dionísio.

Além da série de criaturas marítimas, as pinturas também descrevem o jovem Evros, filho do rei da Trácia, Kassandros, emergindo da água. Um cupido pode ser visto segurando um cavalo marinho, enquanto outro parece estar refletindo sobre a conjuntura do cenário. Toda a peça é ladeada por painéis decorados com pássaros, galhos de árvores e diversos padrões geométricos.

De acordo com os pesquisadores, as obras remontam à segunda metade do século II e início do século III. O edifício em questão aparentemente fazia parte de um triclínio – uma sala de jantar formal com três assentos – e de um banheiro público de Plotinópolis (o que provavelmente explica o tema “marítimo” do mosaico). A cidade romana foi fundada pelo imperador Trajano, no início do século II, e recebeu esse nome depois que ele se casou com sua esposa, Pompeia Plotina. Coincidência ou não, essa se tornou uma das regiões mais importantes na Trácia, que atualmente é dividida entre os limites da Grécia, da Turquia e da Bulgária.

Fontes: 01 e 02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário