20 de setembro de 2014

Integrantes do LEAM no X Ciclo de Estudos Antigos e Medievais

O X Ciclo de Estudos Antigos e Medievais e a XIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais/V Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais confirmaram a felicidade de suas trajetórias ao reunirem pesquisadores da Antiguidade e do Medievo. A associação dos três eventos possibilitou a concentração de esforços para a realização de atividades que efetivamente trouxeram benefícios ao desenvolvimento de estudos e pesquisas. Integrantes do Laboratório de Estudos Antigos e Medievais prestigiaram os quatro dias da jornada acadêmica.

O Professor Dr. Jaime Estevão dos Reis, coordenador do Laboratório, que apresentou "A instrução nos manuais de mercadores medievais: o 'Zibaldone da Canal'” e a Professora Dra. Adriana Maria de Souza Zierer, que falou sobre "A ponte como obstáculo educativo na Visio Tnugdali".

A Professora Dra. Renata Lopes Venturini iniciou sua mesa com uma fala sobre "Liberalitas Pliniana".

A Professora Dra. Angelita Marques Visalli, com o tema "Deus se faz presente: a figuração de Deus na Franceschina (séc. XV)".

A Professora Dra. Terezinha Oliveira, e sua pesquisa “Permanências da Escolástica no livro da Virtuosa Benfeitora”.

A Doutoranda Paula Carolina Teixeira Marroni, com o tema "A sistematização do Saber e do Fazer do Cavaleiro: uma análise da obra 'O Livro da Ordem de Cavalaria', de Ramon Llull".

O Mestrando Talles Henrique Pichinelli Maffei, que apresentou “Moeda e Poder no pensamento de Nicolás de Oresme".

A Mestranda Thais Aparecida Bassi Soares, que apresentou "Espectador e Poeta: Os Ludi e o clientelismo nos versos de Marcial", e o Mestrando Lucio Carlos Ferrarese, com o tema “Persuasão: Independência e centralização de Guilherme, o Conquistador, nas fontes anglo-normandas do século XI”.

Luiz Augusto Oliveira Ribeiro, com o tema "Fontes medievais: a crônica de Alfonso X, o Sábio".

Neste ano de 2014, as atividades foram realizadas no campus da Universidade Estadual de Londrina, entre os dias 9 e 12 de setembro, junto ao Departamento de História, no Centro de Letras e Ciências Humanas. Mais informações no site oficial do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário