11 de junho de 2014

Projeto "Classcraft" transforma sala de aula em RPG medieval

Um programa chamado Classcraft está tentando transformar salas de aula do mundo inteiro em RPG’s com sistemas de classes e ganho de experiência, dependendo do desempenho do aluno.

O projeto conta com a participação de cerca de sete mil alunos espalhados por 25 países, e recompensa o empenho e a participação deles com pontos de experiência e níveis. Ter a lição de casa em dia, ir bem nas provas e não fazer bagunça da sala são o tipo de atividade que rende "XP". Por outro lado, fazer bagunça ou chegar tarde à aula tira esses pontos. O aluno pode até "morrer" e perder todo o progresso conquistado até então.

As recompensas que você ganha, baseado no XP, dependem da classe escolhida. Os Magos, por exemplo, podem acumular AP (Action Points) o suficiente para usar o feitiço "Time Warp" ("Distorção Temporal") para ter oito minutos adicionais na hora de fazer uma prova. Ou "Invisibilidade", para poder chegar dois minutos atrasado na aula.

O Curandeiro tem um poder chamado "Ardent Faith" ("Fé Ardente"), com o qual ele pode perguntar para o professor se determinada resposta na prova está certa ou não. Já o Guerreiro tem "Hunting" ("Caça"), que lhe dá o direito de comer durante as aulas.

Outra mecânica do sistema é que ele divide os alunos em equipes - como os grupos de RPG tradicionais. Assim é possível que pessoas com habilidades diferentes ajudem uns aos outros e compensem as dificuldades dos seus colegas. O progresso da turma é gerenciado através de um aplicativo web online, que fica com o professor.

Classcraft foi desenvolvido pelo professor de física norte-americano Shawn Young. O jogo é gratuito, mas há planos de criar uma loja online que venda, por exemplo, novas roupas para os "heróis". O professor que quiser aplicar o programa na sua própria turma pode se inscrever gratuitamente. Haverá, no futuro, tipos de assinaturas pagas com outras vantagens, como um app mobile.

Fontes: 01 e 02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário