Um programa chamado Classcraft está tentando transformar
salas de aula do mundo inteiro em RPG’s
com sistemas de classes e ganho de experiência, dependendo do desempenho do
aluno.
O projeto conta com a
participação de cerca de sete mil alunos espalhados por 25 países, e recompensa
o empenho e a participação deles com pontos de experiência e níveis. Ter a
lição de casa em dia, ir bem nas provas e não fazer bagunça da sala são o tipo
de atividade que rende "XP". Por outro lado, fazer bagunça ou
chegar tarde à aula tira esses pontos. O aluno pode até "morrer" e perder todo o progresso
conquistado até então.
As recompensas que você ganha,
baseado no XP, dependem da classe
escolhida. Os Magos, por exemplo, podem acumular AP (Action Points) o
suficiente para usar o feitiço "Time
Warp" ("Distorção Temporal")
para ter oito minutos adicionais na hora de fazer uma prova. Ou "Invisibilidade", para poder chegar dois
minutos atrasado na aula.
O Curandeiro tem um poder chamado
"Ardent Faith" ("Fé Ardente"), com o qual ele pode
perguntar para o professor se determinada resposta na prova está certa ou não.
Já o Guerreiro tem "Hunting"
("Caça"), que lhe dá o
direito de comer durante as aulas.
Outra mecânica do sistema é que
ele divide os alunos em equipes - como os grupos de RPG tradicionais. Assim é
possível que pessoas com habilidades diferentes ajudem uns aos outros e
compensem as dificuldades dos seus colegas. O progresso da turma é gerenciado
através de um aplicativo web online,
que fica com o professor.
Classcraft foi desenvolvido pelo professor de física
norte-americano Shawn Young. O jogo é
gratuito, mas há planos de criar uma loja online
que venda, por exemplo, novas roupas para os "heróis". O professor que quiser aplicar o
programa na sua própria turma pode se inscrever gratuitamente. Haverá, no
futuro, tipos de assinaturas pagas com outras vantagens, como um app mobile.
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