29 de março de 2014

LEAM tem nova integrante

A Professora Drª. Adriana Maria de Souza Zierer, da Universidade Estadual do Maranhão, é a mais nova integrante do Laboratório de Estudos Antigos e Medievais, da Universidade Estadual de Maringá.

Zierer possui graduação, Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense, e atualmente integra o corpo docente da UEMA na graduação e no Mestrado em História, Ensino e Narrativas, de onde foi coordenadora entre os anos de 2007 e 2008. Também é professora colaboradora do Mestrado em História Social, pela Universidade Federal do Maranhão. 

Tem experiência em História Antiga e Medieval, e desenvolve pesquisas em todo do Imaginário Medieval, da cavalaria, da mulher medieval e dos monarcas portugueses. É integrante da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM) e da Associação Nacional de História (ANPUH), onde exerceu o cargo de secretária entre os anos 2003 e 2007. É membro do Instituto de Cultura Celta, com sede em Portugal, e do Instituto de Estudios Celtas, com sede na Espanha. 

Recebeu o diploma "Amigos da Cultura Celta", da Ordem da Vieira, durante o V Congrezo Transfronteirizo de Estudios Celtas, realizado em Ávila, em maio de 2011. Desde 2005, a professora coordena bianualmente os Encontros Internacionais de História Antiga e Medieval do Maranhão, também pela UEMA. Participa de vários periódicos científicos, como as revistas Brathair, Mirabilia, Acta Scientiarum, Education, Opsis e Angelus Novus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário