16 de março de 2014

Escola gladiatorial romana é virtualmente reproduzida

Arqueólogos fizeram uma reconstrução virtual de uma escola de gladiadores romanos, descoberta nas margens do Rio Danúbio, na Áustria. O chamado “ludus” assumiu a tarefa de rivalizar o famoso ludus magnus, uma escola de gladiadores anexa ao Coliseu, em Roma.

Carnuntum era a capital do distrito de Parnônia durante o período romano, e um importante centro de comércio de âmbar. As ruínas do distrito foram mapeadas através de sofisticados levantamentos aéreos e radares no subsolo da região.

Escavações em meados do século XIX e início do século XX revelaram muitos elementos do antigo assentamento, incluindo uma fortaleza legionário, ruínas de anfiteatros, casas de banho romanos e os restos de um monumental arco de pedra conhecido como Heidentor. O ludus foi detectado apenas em meados de 2011, em uma área ao sul da cidade, com poucos resquícios à superfície.

De acordo com uma pesquisa recém-publicada, a escola era constituída de cômodos individuais para cada um dos principais gladiadores, e uma arena circular de treinamento comum. A importância destes detalhes aparentemente óbvios está em sua raridade. Apesar de cerca de uma centena de escolas semelhantes terem existido durante o auge do Império Romano, quase todas foram completamente destruídas ou reformuladas ao longo dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário